Fiz esse artigo pois não encontrei nenhuma forma de atualizar o cliente quando processo os pedidos pela shopee. Essa forma é semi-automática, você ainda terá que fazer coisas manualmente, mas é melhor do que não enviar um link de rastreio válido, que pode gerar descredibilidade para sua loja e problemas com gateways.

 

1Vá até as configurações da sua loja shopify, e procure por "Dados personalizados"

image

2Clique em "pedidos"

image.png

3. Clique em "adicionar definição"

image.png

4. Crie os campos básicos de rastreio (Você pode adicionar mais depois conforme achar melhor). Precisa estar escrito da mesma forma como está na segunda imagem abaixo (Escreva Codigo_rastreio e não Codigo de rastreio):

image.png

image.png

5. Copie o Script a seguir:

<script>
  Shopify.Checkout.OrderStatus.addContentBox(
    '<h2>Status da Entrega - Acompanhe as últimas atualizações do seu pedido:</h2><br>' +
    '<p><strong>Entrega:</strong> {{ order.metafields.custom.entrega }}</p><br>' +
    '<p><strong>A caminho:</strong> {{ order.metafields.custom.a_caminho }}</p><br>' +
    '<p><strong>Pedido Enviado:</strong> {{ order.metafields.custom.pedido_enviado }}</p><br>' +
    '<p><strong>Pedido Pago:</strong> {{ order.metafields.custom.pedido_pago }}</p><br>' +
    '<p><strong>Pedido Realizado:</strong> {{ order.metafields.custom.pedido_realizado }}</p><br>' +
    '<p><strong>Código de Rastreio:</strong> {{ order.metafields.custom.codigo_rastreio }}</p><br>'
  );
</script>

6. Vá até configurações da shopify -> Checkout

image.png

7. Vá até a parte de baixo, e cole o script que você copiu no passo anterior em "Página de status do pedido" -> "Scrips adicionais" e clique em salvar.

image.png

8. Vá até algum de seus pedidos que você uso como fornecedor a Shopee. Desça até "Metacampos". Preencha manualmente pegando as informações dos lugares indicados abaixo (Conforme a entrega é atualizada na shopee, você vai no campo "A Caminho" e coloca o novo local. Quando o pedido for entregue, coloque no entregue, "Pedido entregue'. (O seu vai estar como "entrega" pois eu atualizei):

image

9. No canto superior direito, clique em "Mais ações" ou se estiver no celular, nos três pontinhos. Clique em "Ver a página de status do pedido".

image.png

10. Pronto, todas as informações do pedido do seu cliente estarão visiveis. É só ele entrar com email e número do pedido. Você vai ir atualizando os campos "A caminho" e "Entrega". É só copiar o link dessa página e enviar para ele quando processar o pedido, esse será o link de rastreamento.

image.png

 

1. Benefícios:

- Você não precisa ficar redigindo e-mail e enviando print para o cliente para avisar onde o produto está.

- Você manda o link uma vez, ele sempre poderá se atualizar por lá, baste você atualizar os dados.

- Cada cliente terá seu link.

- Seu dinheiro não é retido pela AppMax por não enviar link de rastreio válido.

 

Observação: Leia este artigo pelo PC caso você esteja vendo pelo celular e as imagens estiverem distorcidas/difíceis de ler.